A busca por melhores resultados, mais rapidos e expressivos e extremamente grande – e pode ser perigosa. E nao sao so os esteroides anabolizantes que servem de atalhos perigosos: a efedrina e um deles.

Este composto quimico e muito utilizado por praticantes de musculacao como um termogenico a fim de reduzirem a gordura corporal.

Voce obtera ganhos a utilizando, o problema e que o preco a se pagar e alto: esses ganhos vem acompanhado de diversos problemas graves que podem fazer muito mal a saude. Pode ate ser deadly.

Explicando rapidamente sobre a origem da Efedrina, ela e encontrada em plantas do genero Ephedra, localizada em regioes da Asia, Africa e Europa.

E utilizada para fins farmaceuticos e sua relacao com a queima de gordura e baseada em uma suposta estimulacao de determinados receptores localizados no figado e em adipocitos.

Mas nao e bem assim que as coisas funcionam…

Se liga!

Efedrina: tudo sobre os efeitos do uso dessa substancia como termogenico
Efedrina three

O que e a Efedrina
A Efedrina e uma substancia vasopressora, isto e, que contrai os vasos sanguineos fazendo a pressao arterial subir, alem de aumentar a quantidade de sangue que chega ao coracao.

Ela e utilizada muito em casos de hipotensao, ou seja, pressao baixa, mas tambem em casos de “tratamento de choque”, quando ha uma queda abrupta e grave na pressao arterial.

Alem disso, como dissemos no comeco, e utilizada em tratamentos de asma, resfriado e congestao nasal, mas tambem em casos da Sindrome de Stokes-Adams, onde a pessoa sofre de convulsoes seguidas de uma arritmia cardiaca.

Tambem era utilizada em metodos antidepressivos, alem de ser um estimulante para o Sistema Nervoso Central em casos de narcolepsia.

Como voce pode ver, a Efedrina sempre teve um fim terapeutico/farmaceutico.

A Efedrina e a Musculacao


Muitos praticantes de musculacao, desesperados por obter bons resultados em seu treino, passaram a utilizar a efedrina – ou produtos a foundation dela -, em busca de definicao.

Em teoria, os ganhos relacionados ao uso da Efedrina como termogenico acontecem por conta dela elevar consideravelmente a pressao e circulacao sanguinea. Alem disso, ocasiona a contracao dos vasos sanguineos.

Assim, o organismo entende que ha um perigo por perto e eleva a producao de adrenalina. Este processo acarreta no aumento do metabolismo, que fica acelerado.

Deste modo, a Efedrina eleva a temperatura corporal interna, e como os vasos estao contraidos, e necessaria mais energia para bombeamento do sangue.

O problema e que esses efeitos da Efedrina sao beneficos para situacoes especificas. Uma pessoa saudavel pode, por exemplo, apresentar uma pressao arterial muito alta apos o consumo da efedrina, bem como outros efeitos colaterais graves.

Alem disso, quando utilizada com o proposito de emagrecer – sem controle ou indicacao medica -, ha um consumo exagerado da substancia, intensificando seus efeitos colaterais.

Perigos da Efedrina
Ataque cardiaco

Sabemos que existem os teimosos, que ignoram os conselhos e falam que isso e “invencao” e afins.

Pois bem, agora voce sabera alguns riscos que a efedrina traz ao seu organismo enquanto voce faz uso dela.

Lembramos novamente que ela nao e uma substancia para fins emagrecedores. E terapeutico. Foi por conta de seus efeitos colaterais que as pessoas comecaram a utiliza-la para obter ganhos fisicos.

Os perigos da Efedrina acabam se manifestando por meio da estimulacao de adrenalina, alem de efeitos colaterais como: cefaleia, ansiedade, insonia, nauseas, vomitos, sudorese, sede, palpitacoes, tremores e fraqueza muscular, psicose e ate crises convulsivas.

Alem disso, produtos que tinham efedrina em sua composicao, foram relacionados a ocorrencias de infarto do miocardio, arritmia cardiaca, hepatite, hipertensao grave, AVC.

Vale a pena passar por alguma dessas situacoes somente para emagrecer ou “ficar bonito”? Aqui no Feito de Iridium ja demos algumas dicas de como fazer isso de uma maneira saudavel.

Proibicao no Brasil
Efedrina

Desde 2003, suplementos alimentares que contenham efedrina em sua formulacao sao proibidos no Brasil.

Entretanto, em se tratando de medicamentos, a venda e permitida, porem com um controle (que deveria ser) rigoroso.

Mesmo assim, a venda ilegal de produtos com Efedrina acontece livremente no Brasil, basicamente por conta da falta de fiscalizacao, colocando muitas vidas em risco.

Ocorrencia com atleta de MMA
MMA, lutador

Em 2006, um lutador de MMA de 28 anos, que utilizava de um suplemento dietetico que continha efedrina, sofreu um infarto do miocardio em decorrencia do uso.

De acordo com o estudo sobre o caso do atleta, ele chegou a perder twelve kg em twenty dias fazendo o efedrina uso da substancia.

Entretanto, ele contou que sentia palpitacoes, tremores e insonia causadas pelo produto. Como tinha uma luta proxima, aumentou a dose e comecou a fazer uso de four comprimidos por dia.

Foi ai que os problemas aumentaram e ele comecou a sentir dores na regiao toracica, que foram aumentando ate o pior (quase) acontecer.

Conclusao


Efedrina faz efedrina portugal mal. Nao e certo que ela realmente contribui para o emagrecimento, embora no relato o atleta diga que conseguiu perder peso.

Em contrapartida, mesmo que ajude a emagrecer, uma coisa e certa: ela causa insonia, palpitacoes, pode causar AVC ou infarto, entre varios outros problemas.

Voce pode alcancar bons resultados sem precisar arriscar sua vida para isso. Tenha consciencia. O que mais vale: um shape perfeito ou sua vida?

LEIA MAIS: Cafeina: tudo o que voce precisa saber sobre seu efeito termogenico
LEIA MAIS: Termogenico ou pre-treino: em qual vale mais a pena investir?
LEIA MAIS: Os 13 melhores alimentos termogenicos para incluir no seu cardapio

REFERENCIAS

JOSEFSON, D. Herbal stimulant leads to U.S deaths. BMJ, v.312; p.1378-1379, 1996. (link)

HALLER, C.A.; JACOB, P.; BENOWITZ, N.L. Enhanced stimulant and metabolic results of blended ephedrine and caffeine. Medical Pharmacology and Therapeutics, v. seventy five, p. 259-273, 2004. (backlink)

BRAGA, R.M; Avaliacao dos Suplementos Termogenicos mais Comercializados na Cidade de Joao pessoa – Uma Abordagem Farmacologica e Social; 2014 (connection)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *